SUDENE PROMOVE EVENTO SOBRE FERROVIA TRANSNORDESTINA: TRECHO SALGUEIRO/SUAPE – PERNAMBUCO

Nova Série – 09

Autor – Leonides Alves Filho

Data   – 08/04/2025 – Terça-feira

A Sudene promoveu no último dia 04, do mês em curso, um evento denominado “Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco”, cumprindo assim, uma das suas mais relevantes missões, objetivando articular instituições, através de uma ação catalítica, para acelerar o alcance dos objetivos programados. Preliminarmente, pode-se afirmar, com segurança, que o evento foi orientado para analisar providências, objetivando articular órgãos e instituições  responsáveis pela construção da continuação do trecho  pernambucano da ferrovia Transnordestina, compreendido entre Salgueiro e Suape, do qual já  foram construídos a ligação Salgueiro/Custódia com 175 KM, destacando que o trecho total Salgueiro/Suape foi excluído da primeira etapa da construção da ferrovia, por decisão da Agência Nacional de Transportes  Terrestres – ANTT e da Transnordestina Logística  S/A, pelo Aditivo número 01 ao Contrato Original da concessionária. Aditivo firmado em 23 de dezembro de 2022, no final do ano, retirando Suape da primeira etapa, devolvendo o trecho para o Ministério dos Transportes, prejudicando, enormemente, o Estado de Pernambuco.

Participaram do encontro, Eduardo Tavares, Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); Leonardo Cezar Ribeiro, Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, do Ministério dos Transportes; André Luís Ludolfo, representante da Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes; Economista Tânia Bacelar; Adriano Lucena, Presidente do CREA PE; Guilherme Cavalcanti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco;  Deputado Estadual João Paulo, além da diretoria executiva da Sudene, liderada pelo seu superintendente Danilo Cabral.

Como consequência do evento, as autoridades presentes, diretamente responsáveis pela execução do trecho Salgueiro/Suape, informaram que até o final de dezembro será contratado o trecho Custódia/Arcoverde, com 73 km e Cachoeirinha/Belém de Maria, com 53 km, ressaltando que o superintendente Danilo Cabral, informou que a extensão total do trecho da ferrovia de Salgueiro até Suape é de 544 km, comunicando, ainda, na oportunidade, que a Sudene instituirá uma comissão para acompanhar a evolução da implantação da ferrovia.

PERNAMBUCO EXCLUIDO DA PRIMEIRA ETAPA

No evento “Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco”, promovido pela Sudene, não foram abordadas as razões da exclusão do Trecho Salgueiro/Suape, da primeira etapa do projeto da Transnordestina, embora as autoridades de Pernambuco, presentes no encontro, tenham estranhado a exclusão do Trecho de Pernambuco, fato que provocará sensíveis prejuízos à economia pernambucana e, consequentemente, do Nordeste.

O diagrama, abaixo, demostra o traçado da ferrovia, destacando, na cor verde, o traçado atual, após a exclusão de Pernambuco e, na cor vermelha, o trecho excluído, ou seja, devolvido para o Ministério dos Transportes, para ser executado com recursos a definir.

O comentarista registra o esforço demonstrado pelo Vice-Presidente e Senador Marco Maciel, saudoso pernambucano, que em sucessivas reuniões na Sudene, quando se definia o traçado da ferrovia, mecanismos para contratação de projetos, seleção de concessionária e fontes de recursos, sendo Marco Maciel, defensor intransigente do trecho Salgueiro/Suape como instrumento propulsor do desenvolvimento de Pernambuco. O ilustre pernambucano, deve está observando esses fatos, advogando junto ao Pai Eterno, que o trecho Salgueiro/Suape seja construído, mesmo na nova concepção, porque o senador Marco Maciel foi um eterno negociador.

Na verdade, tanto o superintendente Danilo Cabral, quanto os demais diretores da instituição, assumiu suas funções na Sudene, com a devolução do trecho já realizada e, com a promessa do Presidente da República, que Pernambuco não seria prejudicado e que Suape seria integrado a Malha Global da Transnordestina. O superintendente da Sudene, com a comissão que pretende constituir, poderá contribuir, decisivamente, para criar condições de restaurar o erro cometido.

O comentarista continua estranhando a ausência de manifestações do Estado de Pernambuco, por meio dos parlamentares federais, tanto na Câmara, como no Senado e, também, dos deputados estaduais, incluindo nessa postura de omissão, as autoridades estaduais que ouviram os fatos.

O prazo para conclusão da 1ª Etapa, da qual o trecho Salgueiro/Suape foi excluído, está previsto para conclusão até o final de 2026/2027 (início), enquanto as autoridades federais dizem que o trecho excluído de Pernambuco ficará pronto em 2029. Será? Ressaltando que para a 1ª etapa, existem recursos definidos, enquanto, para o trecho de Suape, não existem recursos definidos e nem a nova concessionária selecionada. Acorda Pernambuco!

Leia sobre o mesmo assunto, no Blog Nº 2:  PERNAMBUCO/SUAPE (PE): MARGINALIZADO NA FERROVIA TRANSNORDESTINA.

Nota: O Blog, também, está nas minhas páginas, nos seguintes links:

https://www.youtube.com/@leonidesfilhofatosecomenta889

https://www.instagram.com/leonidesalvesdasilva/ e https://web.facebook.com/share/p/1Y2KtDWdbH/

Os Comentários ou Questionamentos poderão ser feitos para o endereço: leoni@hotlink.com.br

Deixe um comentário