Terça-feira, 11 de março de 2025
Nova Série – 1
Autor: Prof. Leonides Alves Filho
Ao retomar as edições dos blogs e podcasts, torna-se fundamental deixar expresso que se objetiva contribuir para análises e sugerir proposições concretas visando definir objetivos e metas, cujas decisões sejam viáveis, sob o ponto de vista do respectivo processo decisório, com estratégias que permitam a operacionalização efetiva dos programas e projetos aprovados.
A ausência de um Plano Nacional de Desenvolvimento – PND, elaborado dentro de orientação voltada para o estabelecimento de um processo, é uma das principais causas geradoras da falta de definições do Objetivo Síntese, consequentemente dos objetivos setoriais e, também, regionais do País.
Na estrutura organizacional brasileira, com 39 ministérios,
a responsabilidade pelo planejamento global e setorial é do Ministério do Planejamento e Orçamento, através do seu Corpo Diretivo e das competentes equipes que possui, Ministério esse que não tem tido condições de propor alternativas, provavelmente por questões políticas superiores. Registre-se que o Brasil está sendo administrado sem ter o Orçamento para 2025, aprovado no exercício anterior (2024), significando esse fato, que as Instituições estão executando com base nos mesmos tetos orçamentários do exercício anterior (2024).
Torna-se relevante citar como exemplo da falta de Planejamento Global, com grandes repercussões negativas na sociedade, a INFLAÇÃO, que, ainda se encontra sob controle, entretanto, tende a evoluir mantendo curva ascendente.
Na verdade, a causa principal da inflação, decorre do excesso de demanda ou procura, por parte da população sobre a oferta de bens e serviços, que são escassos, porque a economia não tem condições de aumentar a produção, gerando, como resultado, o aumento de preços. A falta de um Plano Global, previamente elaborado com a participação dos diversos segmentos da sociedade, elaborado com Audiências Públicas, geram em consequência, políticas nacionais e setoriais contraditórias e, muitas vezes, conflitantes, com outros segmentos que procuram desarticuladamente definir instrumentos para combater a inflação.
O Banco Central, responsável pela quantidade de moeda em circulação, ou seja, meio circulante, aumenta as taxas de juros, objetivando reduzir a demanda, o que vem ocorrendo com os sucessivos aumentos da Selic, que já está em 13,25% ao ano, enquanto o Banco Central aumenta os juros para reduzir a procura, o Governo dilata o prazo para os empréstimos consignados dos aposentados e cria várias linhas de crédito para estimular o consumo geral e, ainda, estimula a liberação de recursos do fundo de garantia, conjunto de políticas conflitantes, com as orientações do BC, podendo até mesmo anular o esforço no sentido de reduzir a quantidade de moeda em circulação.
Neste comentário pode-se concluir que é urgente e essencial para o País, o reestabelecimento dos Planos Nacionais de Desenvolvimento – PND, como condição para definição de Objetivos Nacionais e Regionais, com a participação da sociedade, pois somente assim, será possível definir, antecipadamente, os destinos do Brasil.
PERNAMBUCO/SUAPE MARGINALIZADO NA FERROVIA TRANSNORDESTINA
A editoria deve abordar no próximo blog o tema Pernambuco/Suape Marginalizado na Ferrovia Transnordestina. A Malha que está sendo executada, unindo Eliseu-Martins, no Piauí; à Trindade em Pernambuco, seguindo para Salgueiro, também, Pernambuco, seguindo para Missão Velha, no Ceará e chagando ao Porto de Pecém, em Fortaleza, marginalizando o trecho de Salgueiro para Suape, o que é inaceitável. Torna-se necessário destacar que esse trecho foi retirado em Aditivo, firmado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, vinculada ao Ministérios dos Transportes, Aditivo esse, firmado com a Transnordestina Logística S/A. O que não se entende é que já estava sendo executado o trecho Salgueiro/Custódia (PE) e, consequentemente, não se compreende o porquê da supressão do Porto de Suape. No blog serão atualizados todos os detalhes.
Os comentários acima, tanto da necessidade do Plano Nacional de Desenvolvimento, como a matéria relativa à Transnordestina visam estimular análises e discussões construtivas sobres suas respectivas importâncias, não se compreendendo a postura passiva de Pernambuco quanto a supressão do Porto de Suape na Ferrovia. ACORDA PERNAMBUCO!!!
Nota: O Blog e o Podcast estarão na minha página no youtube, no seguinte link: https://www.youtube.com/@leonidesfilhofatosecomenta889. Os Blogs e os Podcasts, semanalmente. Nas terças-feiras, serão publicados os Blogs e na quintas-feiras, o Podcast.
Os Comentários ou Questionamentos poderão ser feitos para o endereço: leoni@hotlink.com.br





